quarta-feira, 14 de março de 2012

SETOR NOROESTE BRASÍLIA, IMAGENS E MAPAS:

 O que é o Setor Noroeste 
O Setor Noroeste é um projeto de bairro, pensado como o último setor 
habitacional a ser construído dentro da área tombada de Brasília. Sua localização foi 
pensada de maneira geograficamente oposta ao Setor Sudoeste. Assim, ele seria 
construído numa área acima da Asa Norte, próxima ao Setor Militar.  
Sua idealização ocorreu nos estudos  “Brasília Revisitada 1985/1987”, projeto 
elaborado pelo arquiteto e urbanista, Lucio Costa, durante o governo de José Aparecido 
de Oliveira
. O estudo é uma reflexão acerca  das características urbanísticas 
fundamentais do Plano Piloto, em sua concepção e escalas monumentais, e de que 
maneira a cidade vinha se desenvolvendo até então, com pouco mais de 25 anos de sua 
inauguração.  


“Menina dos olhos” do setor imobiliário de Brasília, o Setor Noroeste é a grande promessa para “consertar” o que deu errado no planejamento da cidade. Pelo menos é essa a visão que especialistas e autoridades da capital federal tentam passar sobre a última área prevista para ser construída no Plano Piloto de Brasília. As primeiras unidades do novo bairro devem ser entregues em 2012. São 170 hectares ao lado do Parque Nacional (Água Mineral) na Asa Norte, destinados a solucionar o déficit habitacional da classe média e alta do DF (o M2 no local  começou em R$ 6.000!). O setor será projetado conforme as normas internacionais de responsabilidade sócio-ambiental.
O Noroeste será o primeiro setor habitacional com características consideradas “verdes”. Este é o grande diferencial do projeto, que possui ideais voltados às questões ambientais. Outro projeto de moradia sustentável no DF será o novo Centro Administrativo, em Taguatinga. 
Previsto em 1985, no documento “Brasília Revisitada”, de Lúcio Costa, o Noroeste deve abrigar, no máximo, 40 mil pessoas. O dado é referente até a implementação total do setor, daqui a 15 anos.
 Características ambientais
No setor haverá aproveitamento da água da chuva e da luz natural. O uso de chuveiro elétrico será proibido e o uso do gás terá de ser apenas natural. O recolhimento do lixo será feito a vácuo, ou seja, com uma espécie de canaleta que faz o recolhimento dos materiais sem que haja a necessidade de caminhão de na região. Haverá coleta seletiva implementada, ciclovias e programas de incentivo ao transporte público.
Todo o projeto de construção do Setor Noroeste foi elaborado dentro de um Plano de Gestão Ambiental, que terá que ser seguido a partir das obras de fundação. Dentre os programas que fazem parte do plano, composto de 20 itens, está o de educação ambiental. "O objetivo é gerar um compromisso de todos, desde o projetista, passando pelo empresário da construção civil, o operário, o síndico e o morador. Todos terão que se comprometer em fazer do novo bairro um local sem poluição, com reutilização de água da chuva, sem chuveiro elétrico e sem ar condicionado", esclarece Otto Ribas. O cumprimento de todos os itens do plano será fiscalizado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Setor Noroeste em Brasília, Distrito Federal
Na opinião da arquiteta e urbanista Cátia Marshall, moradora da quadra 708 Sul, o setor dará uma chance aos moradores da capital de viver ainda melhor. “Não podemos reclamar muito de Brasília. Os problemas que temos aqui, em questão de infra-estrutura da cidade, são ínfimos se comparados a outras capitais brasileiras. O que o Noroeste aparenta é que pode ser ainda melhor”, avalia.